Notícias
João Pinheiro Cunha, Gilmar Pereira, Sebastião Goulart sabe o que estas pessoas têm em comum? Elas já contam com o serviço de água tratada disponível em sua região.
Nos últimos meses, a Águas de Buritis implantou mais de 34 km de novas rede de água, a expectativa é que 80% do município conte com acesso a rede de água tratada no próximo mês, e em 2023 o serviço seja universalizado na cidade. Benefício que muda a realidade de muitas famílias, promovendo o desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e principalmente na saúde da população, como a queda no volume de internações oriundas de doenças de veiculação hídrica.
Segundo última pesquisa realizada pela Funasa em 2019 mais de 75% dos poços domiciliares estão contaminados por coliformes totais e bactéria E- coli, resultado alarmante para quem ainda faz uso desta fonte de água alternativa, pois o contato direto ou consumo pode provocar doenças como febre tifoide, hepatite, diarreias, cólera e esquistossomose e outras doenças.
Reforçando ainda mais o compromisso e preocupados com a saúde da população, a concessionária tem executado um cronograma de obras e investimentos em 2022 onde estão sendo implantados 40 quilômetros de ampliação da rede de distribuição de água tratada.
Mais água
Para garantir o abastecimento continuo com a ampliação da rede, a Águas de Buritis tem investido também em melhorias no sistema de captação, com a instalação de conjunto geradores de energia elétrica; instalação de bombas reserva para segurança operacional, instalação do sistema automatizado para o acompanhamento em tempo real do volume captado, tratado e distribuído.
A Estação de Tratamento de Água ETA – Rio Candeias também recebeu investimentos, como a instalação de um sistema completo de geração de cloro, produção própria da principal matéria prima usada no processo de desinfecção da água durante o tratamento (hipoclorito de sódio). O investimento assegura que os processos de etapas de tratamento de água atendam aos padrões de potabilidade, conforme determinado pela Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021. Para garantir a qualidade e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de água para consumo humano no Brasil, a Águas de Buritis exerce um rigoroso controle no processo de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação até a rede de distribuição.
Melhorando a performance na distribuição foi instalado o sistema de monitoramento das pressões via telemetria em pontos estratégicos da cidade que acompanha o abastecimento, enviando informações 24h do sistema, com isso é possível acompanhar a distribuição, e caso tenha oscilações a equipe consegue atuar de modo rápido e preciso, diminuindo os impactos nas intermitências, além de novos registros para setorização dos bairros, ventosas, a expectativa é que nos próximos meses também seja instalado o equipamento pressurizador de água, booster para reforçar ainda mais o abastecimento na região mais alta da cidade, setor 03.
“Estamos felizes com o avanço do saneamento em Buritis, mais famílias com água tratada saindo em suas torneiras, nossa alegria está em contribuir diretamente na melhora da qualidade de vida e saúde da população”, disse, Priscila Sonda, coordenadora da Águas de Buritis.
“Hoje está tranquilo, temos água da rua em casa. Sempre tivemos problemas na época da seca, porque nosso poço secava”, João Pinheiro Cunha, morador da rua Ministro Andreaza, setor 2.
“Depois dos resultados de contaminação da Vigilância Sanitária não confiamos mais na água do poço, agora usamos água encanada”, Gilmar Pereira, morador do setor 2.
“Recebo água boa para beber, potável, acredito no serviço da Águas de Buritis”, Sebastião Goulart de Souza, Avenida Ayrton Senna, setor 7.
Acompanhe as obras e serviços prestado pela concessionária, acesse www.aguasdeburitis.com.br, estamos nas redes sociais, facebook @aguasdeburitis.