Notícias
Graduação de Jiu-Jitsu foi realizada no Espaço Social Águas de Ariquemes, empresa parceira no projeto
Cerca de 40 jovens atletas do projeto ‘Pequeno Samurai’, participaram de uma cerimônia de graduação de Jiu-Jitsu no Espaço Social Águas de Ariquemes, empresa parceira do projeto. A graduação representa uma etapa importante no desenvolvimento dos atletas, que subiram mais um degrau no caminho à faixa preta.
O projeto Pequeno Samurai atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de alunos da Polícia Militar Mirim e do Corpo de Bombeiros Mirim. O projeto é realizado em parceria com a concessionária Águas de Ariquemes, que além do espaço para a realização das aulas, a empresa fornece ainda os tatames, quimonos e faixas para os alunos do projeto.
O idealizador do projeto Pequeno Samurai, o vice-prefeito de Ariquemes Gabriel Amaral, destacou a importância das parcerias, e o impacto positivo do projeto na vida dos atletas. “Graças a Deus, mais um fechamento de ano com muito sucesso. Esse é um projeto que ajuda a alicerçar sonhos, trabalhando valores como ética, responsabilidade e respeito na vida das crianças e adolescentes. Isso só é possível com o apoio de grandes parcerias, como o da empresa Águas de Ariquemes, que tem nós dado suporte com o espaço físico e materiais essenciais. É gratificante ver os resultados e saber que estamos no caminho certo”, destacou.
“O projeto Pequeno Samurai utiliza o jiu-jitsu como ferramenta para transformar vidas, promovendo disciplina, respeito e trabalho em equipe. A Águas de Ariquemes acredita no poder do esporte para fortalecer não apenas o corpo, mas também a formação social e os valores das crianças e adolescentes, preparando-os para os desafios da vida, por isso, investe e incentiva projetos sociais como este”, relatou Tânia Olinda, Responsabilidade Social Águas de Ariquemes.
Familiares dos atletas também estiveram presentes no evento. A dona Márcia Aparecida Pereira, moradora do Setor 10, e avó de três crianças atletas, destacou a transformação que o Jiu-Jitsu trouxe à vida de sua família.
“A participação dos meus netos no projeto Pequeno Samurai tornou a vida deles e a minha diferentes. Eles mudaram na escola, em casa e no convívio social. No início do projeto, descobrimos que um dos meus netos é autista e outra tem TDAH. Através do esporte, eles se desenvolveram, ganharam confiança e hoje se comunicam muito melhor”, afirmou Márcia Aparecida.
Os alunos do projeto também competem frequentemente em torneios, inclusive conquistando destaques em diversas competições e levando o nome do Pequeno Samurai para pódios importantes.
Projeto Pequeno Samurai
O projeto ‘Pequeno Samurai’ tem o objetivo de promover a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do Jiu-Jitsu, permitindo uma melhora significativa nas condições de aprendizado, cidadania e formação de valores. O projeto idealizado pelo sensei Gabriel Amaral, vice-prefeito do município, acontece em seis polos: polo Águas de Ariquemes, polo Colégio Tiradentes, polo Projeto Para Vida, polo Marechal Rondon e polo Mutirão e Distrito Bom Futuro.