Notícias
Estudo batimétrico tem o objetivo de medir a profundidade e mapear a topografia do rio, principal fonte de abastecimento de água do município
A Águas de Jaru realiza o mapeamento do leito do Rio Jaru, por meio do estudo batimétrico. A análise conduzida por uma equipe especializada, tem o objetivo de medir a profundidade e mapear a topografia do leito do rio, principal fonte de abastecimento de água do município.
A batimetria permite a análise da morfologia de relevos submersos, ajudando a traçar o perfil topográfico do rio. O estudo do leito do Rio Jaru faz parte das ações estratégicas preventivas da concessionária para o período de estiagem, uma vez que possibilita monitorar possíveis alterações no nível do rio, que possam impactar no sistema de captação, e consequentemente, o abastecimento de água da cidade.
O estudo é realizado por uma empresa contratada pela Águas de Jaru, que realiza o estudo com equipamentos de alta tecnologia, que asseguram a precisão dos dados coletados.
“Conseguimos medir a profundidade exata em cada ponto mapeado a cada um metro, com coordenadas geográficas precisas do rio, o que nos permite um mapeamento detalhado de toda a área submersa”, explicou Driano Rezende, gerente de projetos da empresa responsável pelo estudo.
A Águas de Jaru, parte do grupo Aegea, reforça o compromisso com a eficiência operacional e a responsabilidade socioambiental. Presente em mais de 500 municípios em 15 estados, a Aegea atende mais de 31 milhões de brasileiros, sendo referência em soluções de saneamento. Em Rondônia, a companhia também atua em Ariquemes, Rolim de Moura, Buritis e Pimenta Bueno, onde já universalizou o abastecimento de água nas zonas urbanas.