Notícias
Ações tem o objetivo de minimizar os impactos no abastecimento de água tratada durante o verão amazônico
Com a previsão de poucas chuvas para os próximos meses, a concessionária Águas de Ariquemes realiza investimentos e melhorias, com o objetivo de amenizar os impactos no abastecimento de água tratada durante o período sem chuvas em Rondônia.
Durante o período de estiagem, os níveis dos rios e igarapés baixam, e para amenizar e prevenir os transtornos, a concessionária realiza ações preventivas com melhorias no sistema de abastecimento, e monitora diariamente o nível do Rio Jamari, que abastece Ariquemes.
“O sistema de distribuição é monitorado através de telemetria, equipamento que permite uma resposta rápida a qualquer variação no sistema. Além do trabalho com ações de melhorias, a concessionária utiliza ainda de tecnologia avançada para garantir a qualidade e a eficiência do abastecimento”, ressalta Renata Pazini, coordenadora da Águas de Ariquemes.
Nesta semana, a Águas de Ariquemes lançou a campanha de estiagem para conscientização sobre o uso racional da água: “Seja um craque do consumo consciente”. A campanha busca incentivar a população a consumir água de forma consciente e evitar desperdícios desse bem essencial para todos. “Contamos com a colaboração da comunidade para que façam uso consciente da água, e adotem hábitos que contribuam para o uso sustentável da água, sem desperdícios. Cada um fazendo a sua parte podemos atravessar esse período sem grandes transtornos”, reforçou.
Ariquemes conta com três reservatórios de água tratada com capacidade de armazenar 4 milhões de litros d’água. O novo reservatório, que armazena 2 milhões de litros, foi inaugurado em 2022, contribuindo para melhoria operacional e segurança hídrica do município, principalmente no período de estiagem. Desde 2017, quando a concessionária iniciou a operação em Ariquemes, o acesso à água tratada tem avançou de 60% para 98% das famílias ariquemenses.
Estiagem em Rondônia
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê que o verão amazônico deste ano deve registrar recordes de seca e calor em Rondônia. Especialistas acreditam que os meses de agosto e setembro serão os mais críticos, com a estiagem atingindo seu ápice em 2024 e resultando em uma baixa significativa nos níveis dos rios.