SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Identificando vazamentos, reduzindo as perdas.

Neste mês de julho, técnicos da concessionária estão mapeando o sistema de distribuição de água nas ruas da cidade, andando por bairros inteiros, buscando ruídos no solo que apontem vazamentos. Um trabalho extremamente minucioso, com um aparelho chamado geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio dos médicos, eles caminham “ouvindo” a água que passa por dentro da rede de abastecimento.

A proposta busca combater as perdas de água neste período de estiagem, garantindo um abastecimento continuo e ainda assegurar a qualidade da água que é oferecida.

Até agora já percorrem mais de 20 quilômetros, registrando situações de perdas de água, sendo vazamentos visíveis e invisíveis, ligações irregulares e outros. O objetivo é percorrer todo o município.

Os trabalhos iniciam geralmente iniciam à meia-noite, quando a cidade está tranquila em silêncio. Uma vez que o aparelho de geofonamento é muito sensível aos sons, é fundamental que haja o mínimo de interferência para que os técnicos possam ouvir, e perceber o ruído dos vazamentos. Os profissionais da concessionária trabalham com o geofone seguindo o caminho da rede.

Tamara Fideles, coordenadora da unidade de Buritis, explica que neste período de estiagem, o consumo da água aumenta de modo considerável e com o histórico da baixa do nível do Rio Candeias a concessionária está trabalhando de modo preventivo. “Além de orientar os moradores a terem consumo consciente, estamos empenhados em sanar quais quer vazamentos invisíveis que estejam gerando perdas de água e melhorias nos sistemas de distribuição. Tão logo identificado o vazamento, no dia seguinte outra equipe já executa o conserto,” disse.

“Nossa responsabilidade é levar água com qualidade e regularidade todos os dias, por isso estamos investindo em equipamentos e tecnologia, beneficiando diretamente o consumidor”, pontuou o supervisor de serviços da Águas de Buritis, Gerson Silvestre.

Ao perceberem qualquer vazamento ou identificar algum problema na rede de distribuição de água, os moradores também podem ajudar,  informem a concessionária pelos canais digitais 0800 647 6060 para ligações de telefones fixos e celulares, e ainda enviar uma mensagem de texto pelo Aplicativo WhatsApp 66 9724-2963, se preferir tem baixe o aplicativo Águas APP, disponível para Android e Ios.

Para mais informações sobre os trabalhos e ações desenvolvidas pela Águas de Buritis, acesse www.aegeamt.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.